Comtur visualiza expansão de suas atividades

Comtur visualiza expansão de suas atividades

Com a posse da nova diretoria à frente dos trabalhos da Companhia Municipal de Turismo (Comtur) de Ubatuba, novas estratégias e projetos foram definidos para melhorar a estrutura da cidade tanto para os turistas como para os moradores.

De acordo com o presidente da Comtur, Andrade Henrique, as primeiras semanas foram bem movimentadas, pois além de atender às demandas do verão, foi necessário um ajuste na parte administrativa, com a regularização de funcionários, contratações e revisão na contabilidade, além da organização da infraestrutura.

O desafio, agora, é estabelecer meios de viabilizar várias estratégias pensadas pela equipe. Medidas que já são tradicionais, como a zona azul no estacionamento nas praias, serão mantidas. Segundo o presidente, também é feita uma vistoria diária nas praias e já existe um levantamento para melhora na infraestrutura nos pontos de cobrança.

Andrade ainda destacou que, conforme prevê a legislação 3716/2013, 50% da renda líquida obtida na arrecadação das praias é destinada ao atendimento de urgência e emergência à Saúde.

Ônibus e vans

A cobrança e fiscalização para ônibus e vans que vêm de fora também será mantida.

Para a entrada de vans e ônibus em caráter de excursão, é necessário realizar contato com a Comtur para efetuar a regularização da permanência na cidade. Basta enviar um e-mail para o endereço eletrônico contato@comturubatuba.com.br solicitando as informações necessárias.

Iniciativas

A Comtur pretende ampliar suas atividades. Uma das ações previstas é a conscientização dos usuários sobre a importância do estacionamento rotativo. A medida favorece o comércio, que precisa de disponibilidade de vagas para viabilizar o movimento dos clientes. Como o fluxo de veículos é muito alto, quanto maior a rotatividade, mais pessoas poderão ser atendidas.

Vale destacar que a zona azul é uma atividade legal e, de certa forma, proporciona mais segurança ao motorista, pois previne a cobrança irregular por pessoas que fazem abordagem intimidativa, gerando desconforto.

Outra iniciativa é a implantação de dois postos de informações turísticas na região central da cidade: um no calçadão e outro na região do aeroporto – que já está funcionado e acontece em parceria com a Ubatuba Convention & Visitors Bureau (UC&VB).

Também já está em andamento uma parceria com a Secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública para a instalação de caçambas de lixo nos locais de arrecadação da Comtur nas praias do Félix e Itamambuca.

Estudos

Dos temas estudados pela equipe para implantação durante a nova gestão, constam a contribuição mais efetiva na cidade, como a implantação de luminárias e lixeiras e a melhor utilização do terminal turístico do Perequê Açu, pois a revitalização deste bairro é uma das prioridades do Governo.